13 Benefícios do caju

O caju é uma excelente opção para agregar nutrientes à dieta, seja ela de perda de peso e/ou emagrecimento, e pode ser consumido de diversas formas: fresco, como suco, cozido com curry, fermentado em vinagre, em forma de molho-tipo chutney – e até mesmo, acompanhando drinques. A nutricionista Adriana Lima do nosso site Tudo sobre frutas nos apresenta 13 benefícios essenciais do consumo de caju para a nossa vida e saúde.


As frutas são importantes aliados na dieta, pois são versáteis e podem marcar presença não só em sucos, mas principalmente em lanches e naqueles momentos que você sente desejo por um docinho certo.


Veja, a seguir, os principais 13 Benefícios do caju benefícios da fruta e como consumi-la adequadamente.

13 Benefícios do caju
13 Benefícios do caju

Lista de propriedades da fruta caju

É consumido in natura ou na produção de sucos, sorvetes e doces.

-13 Benefícios do caju O caju é rico em vitaminas e minerais.

– Entre os minerais presentes no caju, podemos destacar: magnésio, cálcio, ferro, potássio e zinco.

– As principais vitaminas presentes no caju são: vitamina C, B1, B3, B2, B6, E e K. Também possui ácido fólico e oleico. compostos que ajudam a manter funções importantes, como memória e disposição.

Além disso, há boa quantidade de vitaminas do complexo B, as quais auxiliam a saúde neurológica.

Quais Tipos de caju existem?

Há mais de 20 espécies de caju no Brasil. No entanto, há dois tipos mais comercializados País afora, como o cajueiro comum ou gigante e o cajueiro-anão-precoce. Veja também: Benefícios do Maracujá

As principais espécies são: 

anacardium giganteum (cajuí, caju-da-mata, cajuaçu), anacardium humile (caju-anão, caju-do-cerrado), anacardium occidentale (caju-comum, caju, acaju, caju-de-casa) e anacardium microcarpum (caju-do-campo, cajuaçu).

Veja agora os 13 Benefícios do caju

13 Benefícios do caju
13 Benefícios do caju

1- Ele ajuda a proteger o coração

De acordo com estudos, o consumo de caju tem efeito positivo na redução dos níveis de triglicerídeos, o que ajuda a diminuir a incidência de problemas cardiovasculares e o risco de doenças cardíacas.

2- Perda de peso

Escolher alimentos com poucas calorias e contribuições significativas para a perda de peso é uma tarefa um tanto quanto difícil. Evitando prejudicar os seus benefícios, o caju contém poucas calorias, e ainda é uma fruta com baixo percentual de gorduras, e estas são ácidos gordos insaturados, semelhantes à gordura contida no azeite, a qual é tida como funcional para o metabolismo. O caju pode ser uma excelente opção para você comer nas refeições intermediarias e lanches fora de hora. Ele garantirá vitaminas ao seu corpo e não prejudicará com o aumento de medidas. As fibras presentes na fruta também possibilitam o melhor funcionamento da flora intestinal, o que reduz os desconfortos abdominais e inchaços, promovendo a saúde se seu intestino. Leia também: Benefícios do Abacaxi

3- Benefícios do caju na gravidez

O caju pode ser benéfico em qualquer fase da vida, especialmente durante a gestação. O zinco, um dos minerais encontrados na fruta, é importantíssimo na função reprodutiva, agindo principalmente na melhora da libido.

Há também benefícios no desenvolvimento motor e cognitivo do feto. Além disso, por ser rico em vitamina C, auxilia na absorção do ferro, que pode estar em déficit na gestação. Veja também:As 23 Frutas mais indicados para as Gestantes Confira?

3- Ele auxilia nos processos de cicatrização

As substâncias por trás do benefício são o cobre e a vitamina K. Além de acelerarem a coagulação sanguínea, elas atuam junto ao sistema imunológico na recuperação do organismo.

4- Ele deixa a pele e os cabelos mais saudáveis

13 Benefícios do caju Também por causa do cobre, o caju auxilia na produção de melanina, mantendo o viço da pele e dos cabelos. Já a vitamina C, rica em antioxidantes, é essencial na prevenção do envelhecimento precoce.

5- Previne e combate o câncer

O caju tem muitos flavonoides, pigmentos que possuem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antimicrobianas, antitumorais, ateroscleróticas, entre outras: “Ela é rica em licopeno e betacaroteno, que ajudam na prevenção de alguns tipos de câncer, assim como o cardanal e o ácido anacárdico”, destaca Liliam. Veja também:Quais os benefícios da pitanga para a saúde Confira?

De acordo com pesquisas, esses compostos que inibem a proliferação de tumores atuam diminuindo o “estresse oxidativo” e com isso evitando e combatendo vários tipos de câncer, como o de mama, cólon e próstata.

6- Ele tem efeito benéfico no sistema nervoso e reduz a TPM

Sabe aquela vontade inexplicável de comer doce nos dias que precedem a menstruação? É seu corpo pedindo magnésio, mineral associado à liberação adequada de neurotransmissores, incluindo a dopamina. Por ser rico na substância, o caju proporciona a sensação de bem-estar.

Veja também: Propriedades Do CAJÁ e Seus Benefícios

7- Ele ajuda a controlar o índice glicêmico

Com boas taxas de fibras solúveis, o consumo do caju possibilita uma absorção mais lenta dos carboidratos o que, por sua vez, evita picos de insulina e ajuda a regular o índice glicêmico. No entanto, por possuir frutose, recomenda-se seu consumo com moderação por diabéticos.

8- Dá mais energia para fazer exercícios

Para atletas de exercícios de resistência, o caju é um alimento indispensável. Ele é rico em aminoácidos de cadeia ramificada (conhecidos como BCAA), que aumentam a capacidade de utilização da gordura como fonte de energia e assim melhorando a capacidade física. O BCAA aumenta o glicogênio hepático e muscular, o que culmina numa maior utilização da gordura como fonte energética durante o exercício.

9- Efeitos positivos no colesterol

O desequilíbrio de colesterol é um dos problemas comuns entre pessoas que lidam com problemas com a balança. O caju contem gorduras monossaturadas, e estas podem ser conveniente para reduzir os efeitos o colesterol LDL, conhecido como ruim. Esse benefício pode melhorar a qualidade de vida, além de reduzir a possibilidade de ocorrência de acidentes vascular cerebrais, ataques cardíacos, auxiliando na saúde de seu coração e funcionamento adequado do sistema cardiovascular.

10- Estimular a memória e a concentração

por possuir vitamina E, além de minerais essenciais, como o ferro, as castanhas melhoram a oxigenação celular, aumentando a concentração e ajudando a prevenir a perda de memória em função da idade.

11- Proteger o sistema digestivo

 os antioxidantes presentes na castanha de caju atuam no estômago protegendo-o inclusive de danos causados pelo consumo excessivo de álcool. Veja também:Benefícios do caroço de jaca cozido Que Você Não Sabia?

De acordo com a Dra. Ione Leandro, o ideal é consumir de 3 a 5 unidades ao dia. “Preferencialmente sem sal, em snacks e saladas”, completa.

12- Ossos e dentes fortes

Os minerais ainda se responsabilizam pela saúde dos dentes, gengiva e ossos. Os benefícios do caju também são garantidos pela porção de Magnésio e Cálcio contida na fruta. Ele é um excelente contribuinte para a saúde dos ossos e dentes. É importante lembra que, com ossos fortes, os treinos terão maior qualidade, você levantara cargas com maior segurança e precisão, o que induzirá à melhor queima calórica, além de reforçar os efeitos esperados para a hipertrofia de músculos. O caju pode ser conveniente para a maior flexibilidade não só dos ossos, mas de forma completa para todas as articulações.

13- Melhora nas atividades sexuais

Após algumas pesquisas, o caju foi apontado como funcional os 13 Benefícios do caju para melhorar a função sexual. O suco de caju pode melhorar os níveis energéticos, o que promoverá o bom desempenho físico, tanto em homens quanto em mulheres, fortalecendo o sistema cardiovascular, dessa forma, elevando a qualidade das elações sexuais.

Receita de Doce de caju

Receita de Doce de caju

Receita de Doce de caju

Além do suco e da castanha, o doce de caju é mais uma delícia que permite você a aproveitar os 13 Benefícios do caju para a sua saúde.

Confira abaixo uma deliciosa receita de doce de caju:

Para fazer o doce, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 20 cajus inteiros;
  • 3 copos de açúcar;
  • Água para cozinhar as frutas;
  • Cravo da índia;

O modo de preparo, você confere a seguir:

  1. Retire as castanhas dos cajus e corte o talo;
  2. Fure as frutas usando um garfo e os esprema, retirando um pouco do suco;
  3. Faça uma calda com o açúcar;
  4. Junte os cajus e deixe-os cozinhando, acrescentando água sempre que for necessário;
  5. Mexa durante todo o processo, para que a mistura não grude no fundo da panela;
  6. O cozimento deve se manter até que os cajus estejam moles e dourados, com cor de caramelo. Deve demorar cerca de 1 hora e meia;
  7. Quando estiver quase pronto, você pode acrescentar os cravos e manter no fogo até que o caldo engrosse;
  8. Então retire do fogo e deixe esfriar;

Essa receita de doce de caju deve ser servida fria e armazenada na geladeira em um vidro bem fechado.

Agora você já conhece os 13 Benefícios do caju que as propriedades do caju podem trazer para sua saúde caso ele seja incluído na sua dieta, bem como diversas outras informações sobre essa fruta tipicamente brasileira.

Veja também: benefícios da maça verde na gravidez

Veja também: qual banana tem mais calorias


Sobre o autor | Website

RECEBA NOSSAS DICAS EXCLUSIVAS NO SEU E-MAIL

100% livre de spam.

Desculpe, os comentários deste artigo estão encerrados.

2 Comentários