Benefícios da Goiaba Para a Saúde?

Benefícios da Goiaba Para a Saúde? De aroma intenso e marcante e um sabor bastante agradável, a goiaba é uma fruta muito apreciada pelas pessoas. Tem como nome científico psidium guajava e pertence à família myrtaceae. A goiaba tem origem na América tropical, em especial no Brasil e na região das Antilhas, no Caribe. No entanto, nos dias de hoje, ela também é bastante cultivada e difundida no sudeste da Ásia.

Benefícios da Goiaba Para a Saúde?

Em geral, seu sabor é doce, devido à sua polpa bastante suculenta, que pode variar entre o vermelho e o branco, embora exista ainda polpas amarelas e até mesmo rosas. A mais tradicional e facilmente encontrada em feiras livres e supermercados é a goiaba vermelha. Apesar do nome, é o seu interior que é vermelho, pois a parte externa normalmente é verde. Falando na casca, além do verde, encontrado em vários tons claros e escuros, é possível achar também exemplares amarelo claros.

Benefícios da Goiaba Para a Saúde?

Vale lembrar que as sementes presentes na polpa da fruta são comestíveis, facilitando a ingestão da mesma. Quando a goiaba está verde, ela demonstra mais consistência e firmeza. Já quando ela amadurece, torna-se mais sensível e macia, tendo que ser preciso um maior cuidado para não machucá-la, danificando a goiaba.

Cada fruta pesa em média de 50 g a 200 g e costuma medir de 5 cm a 10 cm de diâmetro. A colheita da goiaba costuma ser sazonal, mas conseguir achar uma boa goiaba para comprar nos supermercados costuma se restringir ao período que vai entre outubro e março.

A fruta é muito procurada para ser consumida ao natural, mas também para fazer doces, bolos, tortas e muitas outras delícias! Entre elas, pode-se destacar a goiabada, um doce bastante tradicional e simples e que pode acompanhar queijo, muito popular nas Minas Gerais. Mas também dá para fazer geleias e compotas, rechear bolos, além de preparar sucos etc.

Benefícios da Goiaba Para a Saúde?

A importância da goiaba para o corpo humano é muito grande, pois a fruta carrega muitos nutrientes essenciais para o nosso organismo. Até por isso, ela é considerada por especialistas como um superalimento. Para se ter uma ideia, a cada 100 gramas de goiaba, o que equivale a uma unidade média da fruta, contém:

  • 54 calorias;
  • 13 gramas de carboidratos;
  • 1,5 gramas de proteínas;
  • 0,6 gorduras;
  • 5 gramas de fibras;
  • 80 miligramas de vitamina C;
  • 400 miligramas de potássio.

Benefícios da Goiaba Para a Saúde? A goiaba ainda possui vitamina A, licopeno e outros antioxidantes que são extremamente importantes no combate aos radicais livres, que atuam contra o nosso organismo, podendo causar envelhecimento precoce e diversas doenças graves, como o câncer.

OS BENEFÍCIOS DA GOIABA

Devido à riqueza da fruta, que é carregada de vitaminas, minerais e outros elementos que são importantes para o nosso dia a dia, é possível dizer que há vários benefícios da goiaba. Confira a seguir os principais pontos positivos da goiaba para o corpo humano:

1.Contribuir para a perda de peso: 

muitas pessoas podem pensar que consumir goiaba engorda. Porém, pesquisas têm indicado que o consumo de frutas ajuda a controlar o peso. No caso da goiaba, ela ajuda a dar saciedade, evitando a ingestão de alimentos por impulso. Isso graças às suas fibras, que também auxiliam no retardamento da absorção de carboidratos, evitando, assim, picos de glicemia que costumam favorecer o acúmulo de gordura no corpo. Sendo assim, ingerir uma goiaba entre as refeições, ao invés de se entupir de lanches, biscoitos e outras bobagens, é a melhor saída para quem quer emagrecer com saúde.

2.Melhora o sistema imunológico: 

a goiaba tem cerca de quatro vezes mais vitamina C do que a laranja. Por isso, a fruta é um grande reforço ao sistema imunológico, protegendo contra infecções, gripes e resfriados.

3.Auxilia quem tem diabetes:

 indivíduos com diabetes podem se beneficiar da goiaba, pois ela possui baixo índice glicêmico. Além disso, por ser rica em fibras, também contribui a impedir que o açúcar no sangue suba em níveis fora do normal, um ponto essencial que deve ser observado pelos diabéticos.

4.Previne o câncer: 

Benefícios da Goiaba Para a Saúde? a junção da vitamina C com o licopeno, a quercetina e os polifenóis atua fortemente contra o câncer. Isso porque tais antioxidantes auxiliam na defesa do organismo, atuando especialmente contra o câncer de próstata, de mama, de cólon, de pele e pulmonar. Além desses benefícios, estudos recentes demonstram que o extrato da fruta tem atividade antitumoral, podendo impedir o crescimento de tumores cancerígenos em nosso corpo.

5.Mantém pele jovem e saudável:

 como há na fruta inúmeros antioxidantes que combatem os radicais livres que ficam no organismo, a goiaba é um ótimo instrumento para manter a pele humana jovem e saudável. Isso porque os elementos presentes na goiaba combatem o envelhecimento precoce, incluindo as rugas, linhas e marcas de expressão, além de auxiliar na renovação das células.

6.Ajuda o sistema cardiovascular:

 por ser rica em potássio, a goiaba é um ajudante potente para um bom funcionamento do sistema cardiovascular. Isso porque a fruta auxilia no balanço de potássio e sódio no organismo, atuando na redução da pressão arterial em pacientes hipertensos, além de reduzir os níveis de triglicérides e do colesterol ruim (LDL), ao mesmo tempo que aumenta o do colesterol bom (HDL). Desta forma, a presença do potássio em maior quantidade propicia que se previna inúmeras doenças cardiovasculares motivadas por esses fatores de risco.

7.Favorece a uma melhor visão: 

por ser uma fruta rica em vitamina A, a goiaba é muito importante para a saúde dos olhos, pois a substância ajuda a prevenir a degeneração macular, além de combater o desenvolvimento da catarata e da cegueira noturna.

8.Atua contra infecções: 

as folhas da goiabeira contêm efeito anti-inflamatório, o que ajuda a combater infecções no organismo. Desta forma, é recomendável que se faça um suco a partir das folhas, muito usado para acabar com dores de dente e infecções na boca, além de outros tipos de inflamações.

9.Combate ao estresse: 

o magnésio presente nesta fruta é um ótimo aliado para atuar contra o estresse, afinal de contas, a deficiência nutricional piora o quadro de tensão. Desta forma, consumir goiaba auxilia a regular os níveis de magnésio no organismo e, consequentemente, melhora o humor e relaxa a musculatura e os nervos do corpo, mantendo o organismo em harmonia.

OUTROS ASPECTOS SOBRE O CONSUMO DE GOIABA

Já falamos a respeito dos aspectos positivos da goiaba, mas agora vamos abordar questões negativas ao seu consumo. Isso porque a goiaba tem benefícios e malefícios. Em primeiro lugar, vale salientar que qualquer alimento que é consumido em excesso pode fazer mal à saúde.

Além disso, um dos malefícios da goiaba pode estar no fato de que, ingeri-lo em excesso pode elevar os níveis de vitamina C no organismo. Estudos comprovam que o excesso deste elemento pode causar efeitos colaterais. Ou seja, pessoas que costumam tomar suplementos de vitamina C devem comer goiaba de forma moderada.

Em alguns casos, as sementes presentes na goiaba podem causar inflamação no intestino. Porém, trata-se de caso isolado e que pode acontecer muito raramente. A verdade é que os benefícios superam e muito os malefícios da goiaba.

Benefícios da Goiaba Para a Saúde? Outra questão muito comum quanto a esta fruta é a dúvida se goiaba prende o intestino ou não. Sim, é verdade! Ingerir goiaba regularmente ajuda a prender o intestino e pode ser uma boa saída quando a pessoa está com diarreia por causa do intestino desregulado. Isso ocorre porque a fruta possui fitoquímicos que promovem a redução do movimento do intestino, retardando o seu esvaziamento. Logo, isso proporciona mais tempo para que o seu organismo se normalize internamente e combata o que tem levado à diarreia.

No entanto, aqui vai um aviso: se você tem histórico de intestino preso ou mesmo possui um metabolismo mais lento do que a maioria dos indivíduos, não abuse da goiaba no cotidiano, caso contrário, você pode ter problemas para ir ao banheiro.

SUCO DE GOIABA

Benefícios da Goiaba Para a Saúde? Para que você passe a consumir mais goiaba e tenha uma melhora na sua saúde, indicamos abaixo duas opções deliciosas de receitas de sucos que podem ser feitos a partir desta fruta.

Receita 1

Ingredientes

  • 2 a 3 Goiabas descascadas e sem polpa;
  • 1 Litro de água;
  • Açúcar ou adoçante;
  • Gelo a gosto.

Modo de Preparo

Leve as frutas para o liquidificador e acrescente a água. Bata em seguida. Depois, você pode coar o suco, caso prefira, e acrescentar açúcar ou adoçante. Veja se é necessário, pois, caso a fruta esteja bem doce, nem vai precisar adoçar o suco. Finalize com o gelo.

Receita 2

Ingredientes

  • 1 Colher de pó de canela;
  • 2 Xícaras de água;
  • 4 Goiabas cortadas e descascadas;
  • 1/4 de xícara de limão;
  • Açúcar ou adoçante;
  • Gelo a gosto.

Modo de Preparo

Coloque todos os ingredientes no liquidificador. Em seguida, bata tudo até que as frutas fiquem trituradas. Coe e coloque adoçante ou açúcar. Por fim, acrescente o gelo.

Tome diariamente um copo destes sucos e verá que sua saúde irá melhorar muito em breve! Mas, claro, isso deve vir acompanhado de uma alimentação equilibrada e a realização de atividade física regularmente. Tudo isso promoverá ótimos resultados para a sua vida!

Veja também:

6 benefícios do Maracujá que você não conhecia

Benefícios das frutas cristalizadas

5 motivos para comer tomate todos

os dias!

4 benefícios da banana que você JAMAIS iria imaginar

Benefícios das frutas vermelhas para o organismo

Sobre o autor | Website

RECEBA NOSSAS DICAS EXCLUSIVAS NO SEU E-MAIL

100% livre de spam.

Desculpe, os comentários deste artigo estão encerrados.

3 Comentários