Diabéticos Podem Consumir Qualquer Tipo De Fruta ou Não?

Olá Pessoal tudo certo Hoje vamos falar sobre frutas que diabéticos pode ou não pode consumir, apesar de as frutas concentrarem açúcar, elas devem fazer parte da rotina de quem tem diabetes. mais afinal Diabéticos Podem Consumir Qualquer Tipo De Fruta ou Não?

Bem conviver com o diabetes exige um olhar mais cuidadoso em relação a alimentos ricos em açúcar. Isso porque a doença é marcada por uma maior dificuldade em convertê-lo em energia, e sua sobra na corrente sanguínea é capaz de disparar inúmeros problemas. De olho nisso, uma porção de diabéticos tem medo de consumir frutas.

Embora riquíssimas em vitaminas e minerais, elas concentram frutose, um açúcar natural. Então será que é melhor evitar esses vegetais ou ao menos alguns deles? A pergunta é de nosso leitor Luiz Carlos Maskow, de Curitiba (PR).

Diabéticos Podem Consumir Qualquer Tipo De Fruta ou Não?
Diabéticos Podem Consumir Qualquer Tipo De Fruta ou Não?

Segundo a nutricionista Maristela Strufaldi, da Sociedade Brasileira de Diabetes(SBD), não. “Apesar de realmente impactar nas taxas de açúcar no sangue, a frutose não fará mal nenhum se for consumida dentro de uma quantidade esperada de carboidratos na refeição”, explica.

Na realidade, por causa de sua qualidade nutricional, a fruta não só pode como deve fazer parte do menu de quem tem diabetes.

Qual seria a quantidade ideal

Assim como a população em geral, os diabéticos precisam comer de três a cinco porções de frutas por dia. De acordo com Maristela, uma orientação importante é fracionar esse consumo, espaçando-o ao longo do dia. “Nunca coma tudo de uma vez”, pede a especialista. Afinal, a dose de carboidrato oferecida nesses casos é tão grande que eleva a glicemia.

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Outra coisa: não tem essa de jogar para escanteio aquelas variedades consideradas mais docinhas pelo paladar. “O que importa é a quantidade de carboidrato que uma porção traz”, ensina Maristela. E essa medida varia de fruta para fruta.

Diabéticos Podem Consumir Qualquer Tipo De Fruta ou Não?
Diabéticos Podem Consumir Qualquer Tipo De Fruta ou Não?

Uma porção de laranja, por exemplo, é representada por uma unidade, enquanto uma porção de melancia corresponde uma fatia média. Já uma de uva, por sua vez, equivale a 10 ou 12 frutas. “Se consumir um cacho com 25 unidades, a glicemia sobe por causa da quantidade, e não pelo fato de ser uva”, raciocina a nutricionista da SBD. Ou seja, não dá para se empanturrar.

A nutricionista ainda recomenda associar a fruta a outro alimento que lentifique ainda mais a absorção do açúcar, como semente de chia ou abóbora, farelo de aveia e oleaginosas.

Frutas versus sucos

Diabéticos Podem Consumir Qualquer Tipo De Fruta ou Não?
Diabéticos Podem Consumir Qualquer Tipo De Fruta ou Não?

Entre o alimento in natura e a bebida feita com ele, a primeira opção ganha disparado. É que a fruta em si carrega uma boa quantidade de fibras, substâncias que não deixam o açúcar disparar tão rápido na corrente sanguínea. Quando o alimento é espremido, porém, as fibras acabam indo embora.

“Fora isso, no suco aumentamos a quantidade de frutas por porção”, observa Maristela. Um caso clássico é observado ao preparar uma bela laranjada. Ora, para fazer um único copo de suco precisamos de aproximadamente quatro unidades de laranja. É muita coisa para consumir de uma vez só – e, lembre-se, sem fibras.

Caso queira tomar um suco, a expert indica priorizar aqueles menos calóricos, como os de limão, maracujá e abacaxi. E sem açúcar, claro.

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