O que a maçã faz no nosso organismo?

O que a maçã faz no nosso organismo?

1.Controle do Colesterol: Por se tratar de uma fruta que contém fibra pectina, de acordo com estudos realizados na Universidade da Flórida, ela auxilia no tratamento e redução do mau colesterol, pois forma uma importante fibra na parede do intestino e repele a absorção do colesterol e demais gorduras. Esta pesquisa foi realizada prioritariamente por mulheres de 45 a 65 anos. Veja também:Como fazer uma salada de frutas tradicional?

O que a maçã faz no nosso organismo?

2.Auxílio no tratamento de diabetes: Ainda por causa da pectina – fibra presente na maçã, o controle da glicemia (índice de açúcar no sangue) se torna mais eficaz e equilibrado. De acordo com nutricionistas, a recomendação é que haja a ingestão de uma a duas maçãs pequenas ao dia.

3.Doenças digestivas: Um dos benefícios mais conhecidos da maçã é o auxílio nos momentos de azia, má digestão, úlcera, gastrite ou queimação. Isso é verídico e se justifica porque a fruta possui agentes cicatrizantes capazes de amenizar essas sensações de desconforto estomacal. Além disso, ela auxilia na mucosa do sistema digestivo. Pessoas com outros problemas de má cicatrização, sangramento ou gengivite podem recorrer à maçã com auxiliar no tratamento.

O que a maçã faz no nosso organismo?

4.Auxílio no tratamento de cárie: A cárie nada mais é que uma infecção causada por bactérias. O sumo presente na maçã possui alguns agentes que podem matar até 80% das bactérias. Muitos pediatras e dentistas recomendam o consumo de maçã para crianças, sobretudo aquelas que costumam comer muito doce, já que a maçã auxilia na proteção do dente e da gengiva! Veja também:BENEFÍCIOS DO MORANGO e SUAS PROPRIEDADES?

O que a maçã faz no nosso organismo?

5.Tratamento de problemas respiratórios: Assim como a maioria das frutas, a maçã possui importantes antioxidantes que causam incontáveis benefícios à saúde. Um deles é a melhora na capacidade de respiração e proteção do pulmão. De acordo com uma pesquisa levantada na Universidade de Nottingham – Inglaterra, pessoas que consomem ao menos 5 maçãs por semana possuem um índice consideravelmente menor de problemas respiratórios. Além disso, as propriedades adstringentes da maçã são benéficas à garganta e às pregas vocais.

Veja também: Qual os benefícios da fruta acerola?

6.Saúde do cérebro: Como a maçã possui muitas vitaminas do complexo B, ela auxilia na prevenção de danos em todo o sistema nervoso. Pelo fato de a maçã ser uma fruta com muitos nutrientes, incluindo vitamina C e ácido fosfórico, ela acaba complementando tratamentos e ajudando a evitar as doenças neurodegenerativas, assim como o Parkinson ou o Alzheimer.

O que a maçã faz no nosso organismo?

7.Auxílio na prevenção do câncer: A maçã é uma fruta rica em taninos e flavonoides. Estes fitonutrientes são importantíssimos antioxidantes, adstringentes e antiinflamatórios. Por isso, a maçã proporciona o combate ao envelhecimento precoce, melhorando significativamente a saúde da pele, além de tratar doenças cardiovasculares. No entanto, um aspecto que se sobressai na maçã é seu auxílio na prevenção de câncer de mama, próstata e cólon.

O que a maçã faz no nosso organismo?

8.Combate ao AVC: As frutas que possuem sua polpa branca, como pera e maçã, comprovadamente proporcionam uma redução na chance de uma pessoa sofrer um Acidente Vascular Cerebral – AVC. Este estudo foi feito na Universidade de Wageningen – Holanda, onde 20.069 pessoas entre 20 e 65 anos foram submetidas à pesquisa que levou 10 anos para ser concluída. Ao fim do estudo, os pesquisadores constataram que aquelas pessoas que consumiam regularmente alimentos de polpa branca possuíam cerca de 52% a menos de chance de desenvolver o AVC. Embora seja necessário mais estudo, os cientistas alegam que o consumo regular diminui a chance de a pessoa sofrer da doença em até 40%.

9.Inibidor de apetite: Por causa das fibras da maçã, ao inseri-la em seu cardápio diário, a vontade de comer a todo momento, principalmente alimentos doces, é saciada. A fruta é considerada um inibidor de apetite natural. Por isso, ela também é recomendada por pessoas que buscam perder peso e estão introduzindo uma reeducação alimentar. Ela pode substituir o doce de uma forma muito mais saudável ao seu organismo e sem comprometer a dieta! Veja também:Conheça 5 frutas que ajudam a lidar com a pressão alta

O que a maçã faz no nosso organismo?

10.Complexo de vitaminas: A maçã é uma fruta riquíssima em nutrientes e vitaminas. Essas vitaminas são primordiais para a manutenção do sistema imunológico, proporcionam mais viço à pele e auxiliam o organismo a trabalhar de forma mais equilibrada e regulada. Dentre as principais vitaminas da maçã, as que mais são se destacam são as vitaminas B1, B2 e B3. Cabelo, pele, unhas e dentes são beneficiados por essas vitaminas que proporcionam mais força e resistência.

RECEITAS COM MAÇÃ

O que a maçã faz no nosso organismo?

A maçã é uma fruta democrática que pode ser consumida in natura ou de diversas outras formas.

Natural, suco e até vinagre: As diversas formas de consumo da maçã

Além de poder fazer parte de bolos, tortas, compotas e geleias, o consumo da maçã é extremamente versátil e todos eles podem agregar os benefícios para sua saúde. Em sua forma in natura, a maçã deve ser sempre bem lavada e consumida com casca. Também pode ser consumida através de sucos, fazendo parte de outras composições e misturas de frutas. Já o vinagre de maçã é uma ótima alternativa para temperos de saladas, trazendo sabor e muitos nutrientes.

Confira algumas dicas de como consumir a fruta:

MAÇÃ EM CALDA

O que a maçã faz no nosso organismo?

Seja para consumo imediato ou para o preparo de compotas, a maçã em calda é uma deliciosa forma de consumir a fruta em forma de doce.

Ingredientes:

  • 8 maçãs de pequenas à médias. Elas precisam estar novas e firmes.
  • ½ limão pequeno
  • 3 xicaras de açúcar
  • 2 xicaras de água
  • Cravo

Modo de preparo:

  1. Descasque as maçãs e corte-as em fatias com espessura de 1 a 2 cm.
  2. Molhe-as com o suco de meio limão pequeno. Não precisa ser muito, pois a única função do limão é não deixar a fruta oxidar.
  3. Misture a água e o açúcar
  4. Leve ao fogo baixo ou médio e deixe levantar fervura
  5. Junte as maçãs e o cravo posteriormente
  6. Cozinhe até que as maçãs fiquem moles e macias, que se parta facilmente com um garfo
  7. Retire as maçãs do fogo e passe para um refratário
  8. Volte a calda ao fogo por mais 5 minutos em fogo médio, sempre mexendo
  9. Retire os cravos, se quiser, e coloque a calda sobre as maçãs
  10. Leve para gelar ou consuma imediatamente.

Dica: Você pode guardar em potes herméticos na geladeira para consumir posteriormente.

SUCO DETOX

O que a maçã faz no nosso organismo?

Outra forma de consumir a maçã e auxiliar no processo de emagrecimento, é por meio de sucos detox.

Os sucos detox têm a função de auxiliar na limpeza do organismo, eliminando as substâncias nocivas e que podem prejudicar seu funcionamento perfeito. Como consequência, há o auxílio no emagrecimento. Para potencializar este fator, muitas pessoas, sob orientação de nutricionistas, passam a substituir uma refeição como o café da manhã ou a ceia por um suco detox.

O benefício do suco é que você pode prepará-lo em uma quantidade maior para realizar o consumo imediato e guardar na geladeira para consumir depois.

Confira a receita do suco detox de maçã.

Ingredientes:

  • 2 maçãs firmes
  • suco de 2 limões
  • 1 copo de água de coco
  • 1 talo de salsão
  • 1 fatia de gengibre
  • 1 pitada de canela
  • gelo a gosto

Modo de preparo:

  1. Lave as maçãs, o gengibre e o salsão.
  2. Pique as maçãs com a casca e, se quiser, com as sementes.
  3. Corte uma fatia de gengibre e rasgue o salsão.
  4. Misture todos os ingredientes no liquidificador e bata com água e gelo.
  5. O ideal é que o consumo seja feito sem coar para que os nutrientes sejam melhor absorvidos.

BOLO DE MAÇÃ FIT

O que a maçã faz no nosso organismo?

Outra forma de consumir doce e se sentir saciado sem desviar da dieta ou meter o pé na jaca, são os doces funcionais.

O bolo fit de maçã não leva farinha em sua composição. Ele é muito fácil e rápido de ser feito, além de poder ser consumido em diversas horas do dia, como no café da manhã ou lanche da tarde.

Além de ser delicioso, ele auxilia na perda de peso pois sua equivalência calórica é baixa!

Ingredientes:

  • 2 maçãs médias, firmes e com casca
  • 1 banana, de preferência nanica
  • 2 ovos
    1/4 xícara de açúcar ou estévia
  • 1 xícara de chá de farelo de aveia
  • ½ xícara de outros grãos que desejar, como chia
  • 1 colher de sopa de fermento químico em pó.

Modo de preparo:

Na receita original não se utiliza as casas. Mas como a intenção é fazer um bolo funcional, nós a deixamos pois não interfere no sabor e é uma super fonte de fibras e antioxidantes.

  1. Portanto, lave bem as maçãs e pique-as em pedaços pequenos, tirando o talo e as sementes.
  2. Pique a banana e coloque-as no liquidificador junto com os dois ovos e as duas maçãs picadas.
  3. O açúcar é opcional pois deve ser evitado em receitas funcionais, por isso optei por colocar estévia. Se não tiver estévia, opte por açúcar escuro. Quanto mais escuro ele for, menos nocivo ele é.
  4. Bata até se tornar um liquido pastoso, por 1 a 2 minutos no liquidificador.
  5. Em um recipiente insira o farelo de aveia, os grãos e o fermento e misture bem.
  6. Após misturar, adicione a receita batida no liquidificador e mexa até se tornar uma massa homogênea.
  7. Unte uma assadeira média ou pequena com óleo de coco e pré-aqueça o forno por 10 minutos.
  8. Coloque no forno e deixa assar em fogo médio por 30 a 40 minutos.

Você pode fazer farofa de açúcar, canela e nozes ou a própria calda de maçã e servir como cobertura.


Sobre o autor | Website

RECEBA NOSSAS DICAS EXCLUSIVAS NO SEU E-MAIL

100% livre de spam.

Desculpe, os comentários deste artigo estão encerrados.

3 Comentários