Pimenta Malagueta Benefícios Pra Sua Saúde

pimenta malagueta é um ingrediente muito usado em diversas culinárias pelo mundo afora. No Brasil, ela está presente na maioria dos nossos pratos típicos, principalmente aqueles que vêm do Nordeste do país. Além disso, temos uma grande variedade de pimentas para usarmos: pimenta de cheiro, pimenta dedo-de-moça, pimenta biquinho e pimenta malagueta são alguns exemplos. Todas as pimentas possuem diversos benefícios para nossa vida, seja para temperar um alimento ou para diminuir nosso metabolismo. Hoje, vamos aprender um pouco mais sobre a Pimenta Malagueta Benefícios Pra Sua Saúde!

Veja alguns Benefícios da Pimenta Malagueta Para Sua Saúde Abaixo:

Pimenta Malagueta Benefícios Pra Sua Saúde
Pimenta Malagueta Benefícios Pra Sua Saúde

Efeito antioxidante

As pimentas do gênero Capsicum (vermelha, malagueta, dedo-de-moça, cambuci, jalapeño, americana, cumari-do-pará, de cheiro, murupi, entre outras) possuem substâncias que previnem doenças como diabetes, câncer e problemas do coração. Os antioxidantes são importantes também por combaterem o envelhecimento precoce.

Os benefícios da pimenta para a saúde são diversos. Ela é rica em vários nutrientes essenciais para o funcionamento do corpo. Ela é fonte de vitamina C, que melhora o funcionamento do sistema imunológico. Além disso, ela também é rica em vitamina E, uma vitamina conhecida por ser um antioxidante natural, que auxilia na prevenção de doenças degenerativas como Alzheimer e Parkinson.

Outra vitamina que você pode encontrar nas pimentas é a vitamina A. Nas pimentas, ela se encontra na forma de carotenoide. Quando ela é consumida, ela é transformada em vitamina A, assim como nas cenouras. Apenas meia colher de sopa de pimenta dedo-de-moça em pó é o suficiente para fornecer para o corpo a quantidade necessária de vitamina A por dia!

Benefícios da pimenta malagueta

Pimenta Malagueta Benefícios Pra Sua Saúde
Pimenta Malagueta Benefícios Pra Sua Saúde

A pimenta malagueta ajuda em diversas partes do nosso corpo, como, por exemplo, é capaz de reduzir as dores de cabeças e fortes enxaquecas e ajuda a diminuir as dores nas articulações. Estudos comprovaram que a pimenta malagueta auxilia, também, as dores pós-cirúrgicas, dores causadas pelo diabetes, lesões nas costas e até na artrite.

Veja também – Para que é bom Folha de Pitanga?

Muitas pessoas utilizam muita pimenta durante a ingestão de alimentos, isso porque a pimenta malagueta inibe o apetite quando ingerida, ou seja, você sentirá menos fome. Além disso, ajuda na queima de gordura, pois gera um esforço do metabolismo para queimar as mesmas. A pimenta é um anti-inflamatório muito eficaz, ajudando a aliviar inchaços provenientes dos alimentos e infecções.

Algumas pesquisas mostraram que a pimenta malagueta pode combater o câncer. Isso porque ela possui muita capsaicina, que, por sua vez, pode combater o câncer de próstata. A pimenta ainda pode aumentar seu sistema imunológico, pelo fato de ser rica em vitamina C.

Receitas com pimenta malagueta

Pimenta Malagueta Benefícios Pra Sua Saúde
Pimenta Malagueta Benefícios Pra Sua Saúde

Além de todos os benefícios para a saúde, a pimenta malagueta está presente em várias receitas que deixam nossos alimentos ainda mais saborosos. Vamos aprender algumas delas para implementarmos em nosso dia a dia, seja pelo sabor ou pela saúde:

Melhores Receitas Veganas Ⓥ

Molho de tomate caseiro

Ingredientes

  • 1 1/2 kg de tomate;
  • 4 cabeças de alho;
  • 5 colheres (sopa) de azeite extravirgem;
  • 2 xícaras (chá) de manjericão;
  • Pimenta malagueta a gosto.

Modo de preparo

Tire os caroços espremendo os tomates em uma tigela e reserve, como o caldo. Fatie os alhos bem finos. Desfolhe, sem destruir as folhas do manjericão, e lave-as bem. Coloque em uma panela grande o azeite para ferver e, em seguida, coloque o alho fatiado. Espere dourar.

Veja também –21 Benefícios do chuchu Que Você Precisa Saber?

Neste ponto, coloque o tomate picadinho, mexa, e coe os caroços/sementes dos tomates com uma peneira. Aguarde ferver, mexendo de vez em quando para dissolver/cozinhar o tomate e evaporar o excesso de líquido. Ao obter uma mistura semicremosa, desligue o fogo e, depois, coloque as folhas de manjericão e a pimenta malagueta.

Essa receita do molho pode ser utilizada em várias receitas, como massas, carnes e saladas.

Agrião refogado

Pimenta Malagueta Benefícios Pra Sua Saúde
Pimenta Malagueta Benefícios Pra Sua Saúde

Ingredientes

  • Agrião a gosto;
  • Sal a gosto;
  • Pimenta malagueta a gosto;
  • 1 colher (sopa) de manteiga.

Modo de preparo

Retire a quantidade necessária para uma pessoa do maço de agrião, lave e escorra para soltar o excesso de água. Em seguida, esquente a manteiga com a pimenta-malagueta em uma frigideira bem grande. Assim que ela começar a ferver, adicione o agrião. Envolva o agrião com a manteiga e, quando as folhas começarem a murchar, tempere com sal e retire do fogo. Prontinho!

A receita acima é muito simples e combina dois ingredientes muito saudáveis: a pimenta malagueta e o agrião, podendo ser servida como acompanhamento de uma refeição, entrada ou até mesmo prato principal.

Salada de azeitonas verdes

Pimenta Malagueta Benefícios Pra Sua Saúde
Pimenta Malagueta Benefícios Pra Sua Saúde

Ingredientes

  • 450 gramas de azeitonas verdes sem caroço;
  • 2 tomates grandes maduros sem pele e ralados;
  • 80 ml de azeite de oliva;
  • 6 dentes de alho amassados;
  • 1 colher (sopa) de molho de tomate;
  • 3 rodelas de limão descascado;
  • 1 colher de chá de pimenta malagueta;
  • Sal e pimenta do reino moídos na hora.

Modo de preparo

Coloque as azeitonas em uma frigideira, cubra-as com água e deixe ferver. Escorra e repita o processo. Em outra frigideira, refogue o alho no azeite, sem deixar dourar, adicione o tomate e o molho de tomate e deixe refogar por alguns minutos. Acrescente as azeitonas, as rodelas de limão, os condimentos. Acrescente mais água e deixe ferver em fogo brando, até que a água evapore. Retire o limão e deixe esfriar.

A salada de azeitonas pode acompanhar um delicioso filé ou peixe.

Até agora, vimos várias receitas usando a pimenta malagueta para pratos salgados. Mas saiba que essa pimenta também vai muito bem em pratos doces! Veja alguns exemplos:

Bombom de chocolate com pimenta

Pimenta Malagueta Benefícios Pra Sua Saúde
Pimenta Malagueta Benefícios Pra Sua Saúde

Ingredientes

  • 1 caixa de pimenta malagueta;
  • 1 tablete grande de chocolate.

Modo de preparo

Derreta bem o chocolate em uma panela e reserve em uma travessa. Depois, mergulhe a pimenta na travessa com o chocolate e, em seguida, coloque-as em um refratário. Leve ao congelador por 1 hora.

Doce de pimenta em calda

Pimenta Malagueta Benefícios Pra Sua Saúde
Pimenta Malagueta Benefícios Pra Sua Saúde

Ingredientes

  • 1 quilo de pimentas de cheiro sem talos e sem sementes (não é picante!);
  • 500 g de açúcar cristal;
  • 500 ml de água;
  • 4 colheres de sopa de vinagre branco;
  • 2 anis estrelados;
  • 1 pau de canela;
  • 2 bagas de cardamomo;
  • 1 colher de chá de pimenta calabresa moída;
  • 1 colher de chá de pimenta malagueta.

Modo de preparo

Em uma panela, de preferência de cobre ou ágatha (alouçada), leve a água, o vinagre, e o açúcar para cozinhar por 5 minutos. Acrescente a canela, o anis e as bagas de cardamomo. Higienize, retire as sementes das pimentas e acrescente a calda fervente. Adicione a pimenta calabresa moída e a malagueta fatiada e deixe cozinhar por aproximadamente 30 mininutos, sem mexer. Observe o ponto da calda.

Os doces que mostramos aqui são uma explosão de sabores e muito diferentes. Vale a pena experimentar!

O Mais importante é variar

Pimenta Malagueta Benefícios Pra Sua Saúde
Pimenta Malagueta Benefícios Pra Sua Saúde

Introduzir a pimenta em nossa alimentação é, de fato, muito importante para prevenir várias doenças e melhorar o funcionamento do nosso corpo. Porém, tudo o que ingerimos em excesso pode fazer mal para a saúde, e com as pimentas não seria diferente. Por isso, o ideal é ingerir com moderação, pois sua ingestão em excesso pode causar náuseas, vômitos, alterações em sua respiração e até mesmo queimaduras na boca.

Veja também – Os Sucos Podem ajudar a Manter a Sua Saúde e Peso?

Outro ponto importante para lembrar é que, após o manuseio do alimento, é importante lavar as mãos sempre e nunca levar as mãos aos olhos ou nariz. Lembre-se também de lavar bem os utensílios que utilizou enquanto cozinhava as pimentas.

Não exagere nas quantidades das pimentas malaguetas, coma aos poucos e saiba apreciar esse alimento que nos ajuda em tantos aspectos. Caso não esteja acostumado, coloque uma pequena porção em alguma de suas refeições e inicie por aí. Esse alimento te trará variados benefícios!

Veja também outros artigos Exclusivos Abaixo:

Suco de cenoura para secar barriga e emagrecer rápido
Quais as melhores frutas e verduras para gestantes?
chá de erva cidreira emagrece? conheça todos seus benefícios
Chá de arruda para a menstruação descer?
Qual os benefícios da fruta acerola?

Gostaria de aprender as Melhores Receitas Veganas que estão fazendo muito sucesso este ano? CLIQUE AQUI PARA VER?

Sobre o autor | Website

RECEBA NOSSAS DICAS EXCLUSIVAS NO SEU E-MAIL

100% livre de spam.

Desculpe, os comentários deste artigo estão encerrados.

1 Comentário