Qual os benefícios da fruta acerola?

Qual os benefícios da fruta acerola?

Já foi demonstrado que a acerola melhora o metabolismo,  além de normalizar a pressão arterial e o ritmo cardíaco. Seu conteúdo de folato ajuda a regenerar células e o cobre encontrado na fruta auxilia na absorção de ferro.

Qual os benefícios da fruta acerola?

Dentre outros benefícios da acerola, pode ser citada sua capacidade de regular os níveis de colesterol e proteger contra a aterosclerose (endurecimento das artérias). A acerola também tem sido recomendada pelas suas propriedades anti-virais e adstringentes. Ela é usada em produtos cosméticos para ajudar a combater o envelhecimento, rugas, hiper-pigmentação e acne.

As substâncias chamadas antocianinas presentes na acerola (responsáveis pela cor vermelha da fruta) também ajudam a tratar as gripes comuns e dores de garganta. Além do mais, antocianinas têm demonstrado propriedades anti-inflamatórias e podem aliviar dores de cabeça e febre, assim como o ibuprofeno e a aspirina.

Mas, não são todos que conhecem os incríveis e surpreendentes benefícios da acerola para o nosso organismo.

Qual os benefícios da fruta acerola?

A acerola é também repleta de vitamina A e beta caroteno, dois antioxidantes que ajudam a:

  1. Melhora a saúde da visão. …
  2. Fornece vitamina C. …
  3. Fornece vitamina A. …
  4. Rica em antioxidantes. …
  5. Previne escorbuto. …
  6. Ajuda a perder peso. …
  7. Previne câncer de pulmão. …
  8. Aumenta a imunidade.
  9. prevenir a catarata e hemorragias retinianas;
  10. aliviar a artrite;
  11. atuam como agentes antitumorais.

Aliada a esses benefícios, a fibra alimentar presente na acerola ajuda a limpar resíduos do intestino, auxiliando em casos de constipação ou diarreia, além de muitas condições dos rins e fígado. A acerola pode até mesmo ativar hormônios anti-stress, oferecendo um  tratamento útil em casos de depressão e ansiedade. Veja também:Benefícios da Goiaba Para a Saúde?

Qual os benefícios da fruta acerola?

A acerola pode ajudar inclusive na perda de peso. Ela não é só é baixa em calorias, gordura e sódio, como possui altas propriedades nutricionais. Além disso, ele acelera o metabolismo corporal e regula os níveis de colesterol e de açúcar no sangue; ajudando a reduzir o risco de obesidade.

Considerando suas informações nutricionais, a cada 100 gramas de acerola, uma pessoa ingere mais de mil miligramas de ácido ascórbico, 146 miligramas de potássio e 1,1 grama de fibra alimentar. Tudo isso consumindo apenas 32 calorias e quase nada de gorduras.

O nível de ácido ascórbico encontrado na acerola representa em torno de 1,5 a 3,5% do peso da fruta. Isso significa que um copo pequeno de suco de acerola, pode chegar a conter 35mg/3L de vitamina C, o equivalente a 14 litros de suco de laranja. Veja também:Benefícios da Laranja para o Organismo?

A acerola ainda é considerada uma fonte de vitamina B1 (tiamina), B2 (riboflavina) e B3 (niacina), além de minerais como o ferro, cálcio e fósforo.

ACEROLA: CULTIVO E PRODUÇÃO

Qual os benefícios da fruta acerola?

Por muitos anos, o pé de acerola ou aceroleira, que cresce como um arbusto, tem sido cultivada como planta ornamental em áreas subtropicais onde floresce durante todo o ano, sendo mais comum de abril a novembro. A acerola pode atingir uma altura média de 3 a 5 m com um tronco curto delgado que é 0,5 a 1 m de altura, e 7 a 10 cm de diâmetro.

O fruto amadurece num período de 3 a 4 semanas após a floração, sendo que aproximadamente 80% dos frutos maduros são comestíveis. Algumas variedades podem ser muito azedas e ácidas, ao passo que outras são consideradas mais doces. Estas últimas tendem a ser mais populares.

O plantio da acerola teve um intenso crescimento a partir do final do século XX, e hoje é considerada uma importante cultura da Região Nordeste do Brasil, especialmente pela produção da polpa congelada da fruta.

ACEROLA: SUCO E OUTRAS DICAS DE CONSUMO

Qual os benefícios da fruta acerola?

O suco de acerola oferece os benefícios da fruta e tem a vantagem de ser facilmente preparado. Basta bater algumas unidades da fruta ou polpa no liquidificador com água, coando e adoçando a gosto em seguida. A polpa pode também ser utilizada para o preparo de receitas como a de vitamina de acerola em que se prepara o suco de acerola com leite.

Além do suco tradicional a acerola pode ser incorporada em receitas com outras frutas e legumes, como limão e a cenoura.

Além do suco elas podem ser utilizadas para o preparo de molhos, xaropes, geleias, mousses, licores ou ainda adicionados em iogurtes e salada de frutas, para dar um toque diferente a essas receitas.

Por fim, se a preferência for pelo consumo da fruta inteira, mesmo muito azeda, uma dica é mergulhá-la em mel ou chocolate derretido para um deleite saboroso.

CHÁ DE FOLHA DE ACEROLA: PARA QUE SERVE E COMO FAZER

Qual os benefícios da fruta acerola?

Se o intuito é emagrecer, a receita de chá de folha de acerola serve para eliminar o excesso de gordura abdominal, devendo ser ingerido em jejum além de meia hora antes das principais refeições, o que irá garantir maior saciedade. Veja também: Qual a melhor fruta para ansiedade?

O preparo ideal envolve macerar as folhas da acerola em um pilão, adicionar água fervente e deixar em infusão por aproximadamente 15 minutos, coando em seguida. A esta receita podem ser adicionados, a fim de potencializar a ação da acerola, especiarias como canela e cravo, ou ainda outras frutas como maçã e abacaxi.

Observações gerais sobre a acerola

Qual os benefícios da fruta acerola?
Qual os benefícios da fruta acerola?

Embora a acerola tenha propriedades fundamentais para o funcionamento do organismo, não é recomendado a adoção de acerola como forma de tratamento sem nenhuma orientação médica. Antes de adotar qualquer tipo de tratamento, deve-se impreterivelmente buscar pela opinião de um médico ou profissional de saúde.

Você Também Vai Gostar! 6 frutas para melhorar o controle da diabetes

Sobre o autor | Website

RECEBA NOSSAS DICAS EXCLUSIVAS NO SEU E-MAIL

100% livre de spam.

Desculpe, os comentários deste artigo estão encerrados.

2 Comentários